Pular para o conteúdo principal

Cinema: corpo e discurso: Entre Conversações em Paris (Portuguese Edition)

Este livro celebra o encontro de três jovens pesquisadores brasileiros que se encontraram em Paris, onde estavam cursando ou realizando seus estudos em estágios doutorais.É uma obra que traz um pouco da memória desse encontro por meio das entrevistas que eles realizaram em meio aos seus estudos e suas atividades acadêmicas.Nestas entrevistas, eles tratam de explicar o percurso de cada um, falando de suas pesquisas e de todo o processo para realizar seus estágios em Paris. As pesquisas de cada um têm, em comum, o cinema e em sua relação com o corpo e com o discurso (com suas condições históricas de produção).Mas, a ideia de fazer, desse encontro, um livro partiu daí. Então, por que não transformar estas entrevistas em um livro de memórias em que se pudesse, ao mesmo tempo, tornar tal registro mais acessível a outras pessoas que pensam em fazer doutorado sanduíche na França, e ajudar a manter viva tais memórias?Este sonho ficou guardo por cinco anos e só agora vai ganhar o mundo, tornando-se em uma realidade como aquela que vivenciamos ao chegar na Île de France, seja por Orly ou pelo aeroporto Charles de Gaulle.A alegria de estar em Paris, realizando um sonho, também está na ordem do discurso de Francisco Rodriguez Noulibos, um jovem ator franco-chileno que me acompanhou em alguns lugares que buscávamos como cenário para um documentário sobre os 30 anos da morte de Foucault. Ele fez algumas fotografias e filmagens para este documentário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exu Éditions Virtuelles: O Nascimento da Exu logo

A Exu Edições Virtuais se inspira no conceito da figura arquetípica do orixá Exu, divindade que pertence ao panteão das religiões de matrizes africanas.             Exu tem uma função parecida com Hermes, semideus da mitologia grega. Mas ele também é responsável pelo caos e pela ordem.             É considerado o patrono das línguas e comunicações, das ruas, vias, estradas e encruzilhadas.

La Théorie Systémique de la Violence et l'Art d'Andrés Ginestet (Collection Le savoir en dialogue t. 2) (French Edition)

La collection Le savoir en dialogue d’Exu Editions Virtuelles présente son deuxième exemplaire contenant l’interview de l’artiste, militant et philosophe de formation, Andrés Ginestet, créateur de la sculpture L’Elan, une figure d'argile massive de 30 tonnes, moitié femme et moitié homme, qui rampe dans ses propres limites corporelles et essaie d'atteindre son propre reflet dans un miroir. Elle se trouve sur la cour du siège régional de la Postbank à Dortmund, en Allemagne. Au moment de son installation, les employés ont entamé une grève générale pour discuter le concept philosophique d'émancipation exprimé par l’Elan et afin de parvenir à un climat de travail plus émancipé.  La création de cette sculpture a également contribué à l’émergence d’un mouvement du même nom, responsable de la motivation qui a amené son créateur à participer à la fondation de l'Institut COBAWU à Wuppertal, Allemagne, pour entreprendre des recherches sur les systèmes de violence, les...